Principais desafios ambientais do país e matriz de oportunidades para negócios e soluções em sete setores-chave dessa agenda
Os negócios de impacto e a consolidação de uma nova economia ambiental podem endereçar os desafios contemporâneos e destravar o potencial de liderança do Brasil nesta agenda global. É o que aponta este estudo inédito realizado pela Climate Ventures e Pipe.Labo, a partir de uma profunda pesquisa e escuta de especialistas e atores-chave da agenda ambiental do país.
Além de uma análise sócio histórica que aborda as raízes da nossa lógica extrativista e revela um futuro regenerativo para a economia mundial, o estudo oferece uma ferramenta chave para empreendedores, grandes empresas, investidores e governos protagonizarem uma transformação sistêmica na relação entre negócios, pessoas e meio ambiente. Trata-se de uma matriz que sintetiza 30 oportunidades para novas tecnologias e novos modelos de negócios inovadores em sete setores-chave para a agenda ambiental brasileira: agropecuária, florestas e uso do solo, indústria, logística e mobilidade, energia e biocombustíveis, água e saneamento e gestão de resíduos.
Leia a pesquisa na íntegra e acesse a matriz de oportunidades no site inédito do estudo.
Da lógica extrativista à de regeneração, principais desafios da agenda ambiental brasileira e matriz de oportunidades para negócios e investidores impulsionarem uma nova economia ambiental para o país. O relatório inclui:
Análise sócio histórica e transição para uma economia verde
Visão emergente da economia a serviço do meio ambiente
Desafios prioritários da agenda ambiental brasileira
Desafios socioambientais em sete setores-chave da agenda ambiental do país
Novos mercados e tecnologias emergentes para os desafios dessa agenda
Matriz de oportunidades para novos modelos de negócios nos sete setores-chave
Cases de negócios nos sete setores-chave
Glossário de conceitos e terminologias relevantes
Parceiro técnico:
Climate Ventures
Patrocinadores:
Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Humanize, Cargill e Fundo Vale